March Madness 2025
- Bruno Moreira

- May 5
- 2 min read
A temporada do basquete universitário chegou ao fim, após um March Madness de muita emoção, nós, como fãs do esporte, tivemos exatamente o que se espera dos novos talentos do basquete norte-americano: muito drama, talento individual e viradas memoráveis. Flórida Gators, liderada por Walter Clayton Jr., conquistou seu terceiro título ao vencer Houston por 65 a 63 em uma final que entrou instantaneamente para a história da NCAA.
Final Four
Florida 79 x 73 Auburn – O show de Walter Clayton Jr.
Na semifinal contra o Auburn Tigers, Clayton Jr. já havia sido o herói. O armador anotou impressionantes 34 pontos, sendo decisivo em todas as áreas da quadra. Ele converteu 7 bolas de três e demonstrou frieza nos lances livres finais. Auburn tentou reagir, mas não conseguiu conter o domínio ofensivo de Florida, que mostrou um jogo bem equilibrado e com excelente movimentação de bola.
Houston 70 x 67 Duke - Virada histórica
Do outro lado da chave, um jogo insano. Duke vencia Houston desde o início do primeiro tempo, no entanto, mesmo com um show de Cooper Flagg - a maior estrela do basquete universitário e, provavelmente, a escolha Nº 1 do Draft de 2025 - não conseguiram segurar a virada. Em uma batalha física, marcada por defesas sufocantes, os Cougars contaram com a força de seu garrafão e a precisão de Cryer para virar o jogo nos minutos finais. O armador Jamal Shead também foi fundamental com 15 pontos, enquanto o pivô J’Wan Roberts dominava os rebotes (11 no total).
A final - Florida 65 x 63 Houston
O jogo foi uma batalha entre duas das melhores defesas da temporada. Houston dominou a maior parte do confronto, liderando por 12 pontos no segundo tempo e mantendo a vantagem por mais de 30 minutos. Por outro lado, Florida só esteve à frente por pouco mais de um minuto no total — mas foi o suficiente.

O herói da noite foi Walter Clayton Jr., que, após um primeiro tempo sem pontuar, marcou 11 pts na segunda etapa e protagonizou a jogada decisiva: nos segundos finais, ele pressionou Emanuel Sharp ( guard de Houston) forçando-o a hesitar e perder a posse de bola, impedindo que Houston sequer tentasse o arremesso da vitória.
Um título para entrar na história
As únicas vezes em que os Gators conquistaram o campeonato nacional, foram nas temporadas de 2006 e 2007, no time liderado por Al-Horford. Mas a conquista de Florida não é emblemática apenas por quebrar um jejum de 18 anos sem títulos, e sim também porque agora se junta ao seleto grupo de programas com pelo menos três campeonatos nacionais, ao lado de potências como UCLA, Kentucky e North Carolina.
Em uma edição memorável do torneio da NCAA, os Gators reafirmaram seu lugar entre as grandes potências do basquete universitário.



Comments